5 Sinais de ansiedade que apontam para um problema

Atualizado: Ago 27


Existem momentos na vida em que sentir ansiedade pode ser algo absolutamente normal. É muito comum sentir-se ansioso (a) diante de situações novas, como ir ao primeiro dia de aula na escola, à faculdade, ao emprego novo, ou no dia do seu casamento. Também é uma emoção comum em situações desafiadoras como ir a uma entrevista de emprego ou apresentar um projeto novo no trabalho.

Aliás, podemos notar que, em muitos momentos que antecedem um evento importante da vida, sentimos ansiedade. Por exemplo, quando no primeiro dia na aula da faculdade que por tempos se sonhou em fazer, sente-se desejo de que o dia chegue logo e, quando chega, vem o desejo de rapidamente se inteirar de tudo, saber como as coisas funcionam, conhecer os colegas, os professores, explorar os ambientes daquela faculdade.

Este é um tipo de ansiedade que impulsiona a realizar as atividades as quais tanto se deseja. Essa é a chamada ansiedade adaptativa, pois se adapta à situação e responde de forma positiva ao desafio do qual está vivenciando.

Por outro lado, existe certo nível de ansiedade que gera medo, nervosismo, desconforto e, em alguns casos, chega a paralisar diante da situação. Esta, por sua vez, é ansiedade mal adaptativa, pois não se adapta às necessidades das quais você precisa para vivenciar os desafios e, com isso, tem-se uma resposta negativa ou seja, o desempenho naquela atividade fica prejudicado.

Por isso, irei citar 5 sinais de ansiedade mal adaptativa que indicam a necessidade de tratamento para a ansiedade.


1. Quando a sensação de preocupação é constante.

Sentir-se constantemente preocupado com situações que estão por vir, pode ser um sinal de alerta para a ansiedade, principalmente quando esta preocupação vem no sentido de tentar antecipar os problemas dos quais não há evidências de que estão por vir. Sabe quando a mente começa a divagar e construir pensamentos negativos e derrotistas diante da situação que ainda nem aconteceu? Este é um sinal importante de que algo não vai bem com a sua ansiedade.


2. Quando se sente medo em excesso.

O medo é um sintoma importante quando falamos de ansiedade, pois ele é um dos sintomas que caracterizam, inclusive, os transtornos de ansiedade. Sentir medo o tempo todo é um sinal de alerta para a ansiedade mal adaptativa, pois, quando sentido de forma excessiva, acaba por impedir avanços importantes na vida. Uma pessoa ansiosa pode sentir medo em excesso de ficar só, em atividades específicas, como falar em público, interagir com outras pessoas, medo de viajar de avião. Ou sentir medo de animais ou objetos específicos.


3. Paralisação diante de situações importantes

Não conseguir desempenhar uma tarefa, como falar em público, representa um sintoma bastante comum de ansiedade mal adaptativa. É muito importante ficar atento quando a dificuldade de desempenhar determinada tarefa for predominantemente emocional.


4. Tudo que se sente é negativo

Quando não se consegue ter pensamento positivos em relação aos desempenhos nas atividades comuns. Por exemplo, pensar: “Não vou conseguir falar naquela reunião. ”, “Não vou expor o que estou pensando porque todos irão achar que é uma besteira sem importância” ou ainda “não consigo ser uma pessoa legal. ”


5. Baixo desempenho nas atividades

Quando se percebe que não consegue ter bons resultados nas tarefas a que se propõe fazer. Um aspecto importante deste ponto é perceber se o baixo desempenho está relacionado a ter feito tudo muito rápido, sem um planejamento prévio e cautela ou o contrário, houve tanto planejamento que não conseguiu sair do lugar.

Quando se percebe a presença dos pontos citados acima, é muito importante procurar ajuda profissional de um psicólogo. A psicoterapia será fundamental para o tratamento deste quadro de ansiedade, que poderá estar em estágio inicial, amenizando os sintomas e, principalmente, evitando a evolução do quadro para algum dos transtornos específicos de ansiedade.

Referências:


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.


© 2020 Merck Sharp & Dohme Corp., subsidiária da Merck & Co., Inc., Kenilworth, NJ, EUA - acesso em 30/07/2020

Texto por Hellen Carolina Martins Castro

Psicóloga e Cofundadora do Instituto Construindo Saúde

62 visualizações

Acesse nossas redes sociais:

  • YouTube
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Instituto Construindo Saúde
ENDEREÇO

R. Pereira Estéfano 114, sala 1102

Saúde - São Paulo, SP - Próximo ao Metrô Saúde

iconstruindosaude@gmail.com

Tel: 011 98554-8878 - Psicóloga Fernanda         ou 011 98636-0988 - Psicóloga Hellen

%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png
%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png