5 Sinais que a psicoterapia vai ser importante para você



No processo psicoterapêutico se constroi novas reflexões, tornando possível novos comportamentos, sentimentos, modos de vida e tomadas de decisão. Por vezes, estamos vivenciando momentos em que a psicoterapia pode fazer uma grande diferença na forma como vivemos. Veja abaixo 5 sinais que indicam que a psicoterapia é necessária e importante:

1°  Quando há muita dificuldade em dizer NÃO

O primeiro sinal é quando dizer não se torna um desafio muito grande. É claro que tem negativas que são difíceis de dar, deixam a gente preocupado, às vezes até tiram o sono. Mas o grande problema é quando dizer não fica difícil independente da situação, com o seu chefe, um familiar, um amigo e as vezes até um vendedor de uma loja. Esse é um sinal de alerta importante e a terapia pode te ajudar superar seus medos e travas que te impedem de dizer não na hora certa.

2° Irritação exagerada

Você já se sentiu irritado com tudo? Às vezes a mera respiração de uma pessoa ao seu lado já te irrita?

Por vezes a raiva é o único sentimento que conseguimos expressar, mas ela raramente vem desacompanhada, normalmente junto com ela está a tristeza, a frustração, a decepção, a mágoa, a sensação de estar perdido e sem opções. Por isso, é importante - iniciar um acompanhamento psicológico, para colocar cada coisa em seu lugar e criar outras formar de lidar com todos esses sentimentos. De preferência uma outra forma que não te isole ainda mais de quem você ama e quem se importa com você.

3° Sem vontade de fazer as coisas

Quando as atividades mais simples (cozinhar, se arrumar, conversar) se tornam muito cansativas é preciso ficar atento com a frequência desse cansaço. É claro que há dias de preguiça, domingos chuvosos em que se passa o dia de pijama, mas quando atividades cotidianas que antes eram feitas com facilidade começam a ficar penosas é preciso ficar dar a devida atenção. A falta de vitalidade e de desejo é um sinal de alerta de que algo está fora do lugar.

4° Todo sentimento do mundo

A quarta razão para buscar terapia é quando sentimos tudo ao mesmo tempo que nem sabemos por onde começar. Sabe quando temos vontade de chorar, de brigar, de sair correndo e dar risada ao mesmo tempo? Então, as vezes nossas emoções e sentimentos estão todos juntos e misturados e sentimos tudo em alta intensidade A verdade é que quando estamos assim, nem sempre conseguimos refletir e, muitas vezes, tomamos decisões das quais nos arrependemos depois.

5° Descontar emoções e sentimentos nas coisas

Um grande sinal de alerta é quando sempre usamos objetos para aliviar algo que está incomodando. Cada um tem um (ou alguns) objeto(s) de preferência(s), podem ser: chocolate, coxinha,  cerveja, punheta ou outros. O grande problema não é fazer uso dessas diferentes coisas ao longo da vida, mas sim quando as soluções para resolver qualquer incômodo necessariamente passam elas. Muitas vezes descontamos nossa ansiedade, raiva, frustração em algum excesso que pode ser a comida, a bebida, o sexo, a atividade física, etc. O problema não está no fato em si, mas nos excessos e na falta de opções para lidar com os problemas quando eles aparecem.

É claro que esses não são os únicos motivos para procurar um psicólogo, mas são sinais importantes que ajudam a gente a identificar quando é o momento de buscar uma ajuda profissional

Texto por psicóloga Fernanda Silveira Souza

Cofundadora do Instituto Construindo Saúde.

5 visualizações

Acesse nossas redes sociais:

  • YouTube
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Instituto Construindo Saúde
ENDEREÇO

R. Pereira Estéfano 114, sala 1102

Saúde - São Paulo, SP - Próximo ao Metrô Saúde

iconstruindosaude@gmail.com

Tel: 011 98554-8878 - Psicóloga Fernanda         ou 011 98636-0988 - Psicóloga Hellen

%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png
%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png