Como pedir reembolso para o plano de saúde?


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é a instituição que regulamenta as Operadoras de planos de saúde e que garante a cobertura de psicoterapia seguindo a Resolução Normativa - RN nº 428, de 7 de novembro de 2017.  Contudo, cada plano possui regras de cobertura e procedimentos específicos. 

          A quantidade de sessões que cada plano disponibiliza varia de acordo com o plano e com a gravidade do transtorno psicológico descrito pelo médico. Após uma análise do encaminhamento médico a operadora sinalizará quantas sessões estão disponíveis. Vamos ao passo a passo:

1° Entender qual o valor do reembolso por sessão de psicoterapia

O valor referente a restituição das sessões varia de acordo com a Operadora de plano de saúde, assim, é importante consultar seu contrato ou entrar em contato com a Central de Atendimento para descobrir o valor referente ao seu plano.

Além disso, é importante compreender quais os procedimentos para enviar dos recibos e encaminhamentos e para receber o reembolso.

2° Avaliação médica e encaminhamento

É comum que os planos de saúde solicitem um encaminhamento médico para realizar o reembolso. Você pode agendar uma consulta com o médico de sua preferência e solicitar o encaminhamento médico para psicoterapia.

É fundamental que esse documento seja datado, pois tem 3 meses de validade. O encaminhamento deve ter CID (ou seja, um diagnóstico da Classificação Internacional de Doenças) e deve ser carimbado com o CRM do médico legível.

A avaliação médica é importante não só por causa do encaminhamento, mas também para conversar sobre o que tem lhe incomodado e investigar se há alguma questão orgânica que esteja agravando ainda mais a  situação (desequilíbrios hormonais ou de vitaminas, por exemplo).

3° Agende sua consulta com um psicólogo

Para agendar agora sua consulta clique aqui.

4° Solicite o recibo

Converse com seu psicólogo sobre a necessidade de recibo de pagamento das sessões, os recibos geralmente são entregues ao final de cada mês, mas é possível solicitar após cada atendimento.

5° Realize o pedido de reembolso com o plano de saúde

Encaminhe para a operadora de seu plano o encaminhamento médico e o recibo de seu psicólogo. Cada operadora tem um procedimento específico, fique atento para como esse processo ocorre no seu plano de saúde. Após o prazo necessário para análise pela operadora o reembolso será depositado na conta corrente informada por você durante o cadastro.



Texto por psicóloga Fernanda Silveira de Souza

Cofundadora do Instituto Construindo Saúde

19 visualizações0 comentário

Acesse nossas redes sociais:

  • YouTube
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Instituto Construindo Saúde
ENDEREÇO

R. Pereira Estéfano 114, sala 1102

Saúde - São Paulo, SP - Próximo ao Metrô Saúde

iconstruindosaude@gmail.com

Tel: 011 98554-8878 - Psicóloga Fernanda         ou 011 98636-0988 - Psicóloga Hellen

%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png
%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png