Entrevista Motivacional

Atualizado: Jul 24

Quem usa e para que serve?



Entrevista motivacional é uma abordagem desenvolvida em 1991 por Miller e Rollnick que foi difundida na Europa, nos EUA, chegando ao Brasil nos anos 2000. Seu objetivo é promover a mudança de comportamento. É uma técnica que pode ser usada por diferentes profissionais da saúde, como: psicólogos,enfermeiros, médicos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros. Estudos mostram que quanto mais uma pessoa fala sobre uma mudança de comportamento, maiores são as chances dela, de fato, mudar o comportamento. Assim, a técnica da entrevista motivacional capacita os profissionais de saúde para auxiliar o paciente a falar mais e a se planejar mais sobre a mudança de comportamento que deseja. Essa técnica é fundamental, pois sem o direcionamento corre-se o risco dos profissionais focarem apenas no que não tem sido alcançado pelo paciente ao invés incentivar o discurso de mudança. Por meio da Entrevista Motivacional, o profissional entende que comentários como: “Ih o fulano? Nem adianta, vem falando há meses que vai tomar a insulina direito e parar de colocar açúcar no café, nem adianta falar nada, melhor ficar em silêncio.” ou “ Ali é igual burro quando empaca, não sai de jeito nenhum! ” não auxiliam na mudança de comportamento do paciente.


A entrevista motivacional auxilia os profissionais a terem um direcionamento baseado em evidências e instrumentos eficazes para usar nos casos por eles atendidos. Essa estratégia é indicada para aqueles pacientes que estão ambivalentes com a mudança de comportamento, por exemplo:

- Eu sei que seria bom fazer exercícios físicos várias vezes na semana, mas eu acho que eu não consigo fazer. - Eu quero parar de fumar, mas depois de 20 anos não é mais possível. - Eu gostaria de não comer tantos doces, mas eu trabalho vendendo chocolate, não tem como. - Para mim seria bom beber menos, mas eu não consigo me controlar nas festas e tem festa todos os finais de semana. - Eu tenho medo de pegar o COVID-19, mas para mim tem sido muito difícil não sair de casa todos os dias para ir ao mercado.

Percebe-se que as pessoas tem um desejo de mudar o comportamento, mas também tem o desejo de manter os mesmos padrões e não conseguem se planejar para fazer diferente. Diferentes estudos, nacionais e internacionais, já têm mostrado a eficiência da Entrevista Motivacional para diferentes áreas, como adesão ao tratamento de HIV/AIDS, de diabetes, manutenção de uma dieta saudável, regularidade nos exercícios físicos. Sendo assim, a Entrevista Motivacional é uma ferramenta cientificamente comprovada para auxiliar no cuidado em saúde.




Referências Claro, Heloísa Garcia, et al. "Estratégias e possibilidades da entrevista motivacional na adolescência: revisão integrativa." Texto & Contexto-Enfermagem 22.2 (2013): 543-551. Bandinelli, Lucas Poitevin, Hosana Alves Gonçalves, and Rochele Paz Fonseca. "A entrevista motivacional e sua aplicabilidade em diferentes contextos: uma revisão sistemática." Diaphora 13.1 (2015): 26-34. Gallego, C., et al. "Causas de abandono del tratamiento antirretroviral (TARV) y eficacia de la entrevista motivacional en la mejora de la adherencia." Revista Española de Sanidad Penitenciaria 6.1 (2012).   Cedillo, Ismael García, and Brenda Verónica Morales Antúnez. "Eficacia de la entrevista motivacional para promover la adherencia terapéutica en pacientes con diabetes mellitus tipo 2." Universitas Psychologica 14.2 (2015): 511-522. Sales, Cristiane Martins Baía, and Neliana Buzi Figlie. "Revisão de literatura sobre a aplicação da entrevista motivacional breve em usuários nocivos e dependentes de álcool." Psicologia em Estudo 14.2 (2009): 333-340.

Texto de psicóloga Fernanda Silveira de Souza

Cofundadora do Instituto Construindo Saúde.

16 visualizações

Acesse nossas redes sociais:

  • YouTube
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Instituto Construindo Saúde
ENDEREÇO

R. Pereira Estéfano 114, sala 1102

Saúde - São Paulo, SP - Próximo ao Metrô Saúde

iconstruindosaude@gmail.com

Tel: 011 98554-8878 - Psicóloga Fernanda         ou 011 98636-0988 - Psicóloga Hellen

%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png
%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png