Por que um psicólogo é tão caro se a gente só conversa?


Para tentar responder essa pergunta, vamos fazer uma comparação ousada, pense que o psicólogo é um massagista. Todo mundo é capaz de apertar os ombros do colega, mas isso não significa que a pessoa está propriamente fazendo uma massagem. Há pessoas que até são melhores no apertar de ombros (assim como para conversar), mas não significa que a pessoa de fato saiba o que está fazendo. Há vezes uma pessoa bem-intencionada acerta um ponto de tensão e o relaxa, mas também se corre o risco de, ao tentar ajudar, os músculos fiquem mais tensos do que se ninguém tivesse mexido.

Essa comparação é para ilustrar como a conversa com o profissional psicólogo é diferente das conversas com amigos e familiares que temos no nosso dia a dia. Isso porque a psicologia é uma ciência e, como tal, faz uso de técnicas cientificamente comprovadas das quais não são de conhecimento geral da população. Daí a necessidade da existência de cursos de graduação e pós-graduação específicos da área.

Embora, inicialmente, a consulta psicológica pareça uma conversa como outra qualquer do ponto de vista do paciente, existem técnicas específicas para o manejo do que está sendo dito. O psicólogo é um profissional capaz de compreender determinadas situações e a maneira como a pessoa reage frente a elas; além de ser alguém tecnicamente treinado para a escuta e condução dos mais diversos tipos de situações e de psicopatologias.

O psicólogo é o profissional capaz de cuidar de questões importantes como, por exemplo, o desenvolvimento infantil, desenvolvimento das habilidades sociais, desenvolvimento de carreira, diagnósticos psicológicos, análise de questões da vida, baixa autoestima, medo (fobias), depressão, ansiedade, luto, traumas, dificuldades de relacionamentos e diversas outras questões das quais não conseguiremos citar aqui.

Outra questão importante é que nem sempre conseguimos dizer tudo o que estamos pensando ou sentindo para pessoas que são próximas. É claro que temos receio de como a pessoa vai receber o que vamos dizer, e, então, muitas vezes guardamos nossos pensamentos e sentimentos para nós mesmos.

Assim, conversar com um profissional facilita reflexões, ressignificações, mudanças de comportamentos e melhoria no seu estilo de vida. Além de lhe oferecer a chance de falar sem sofrer qualquer tipo de julgamento.

Se você estiver passando por um momento difícil ou deseja conhecer melhor a si mesmo, procure um psicólogo, pois somente um profissional qualificado será capaz de te oferecer o cuidado necessário para a sua questão específica.

Não se esqueça: Cuidar da sua saúde mental é cuidar da qualidade da sua vida.


Texto por psicólogas:








Fernanda Silveira de Souza e Hellen Carolina Martins Castro

Fundadoras de Instituto Construindo Saúde

36 visualizações

Acesse nossas redes sociais:

  • YouTube
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Instituto Construindo Saúde
ENDEREÇO

R. Pereira Estéfano 114, sala 1102

Saúde - São Paulo, SP - Próximo ao Metrô Saúde

iconstruindosaude@gmail.com

Tel: 011 98554-8878 - Psicóloga Fernanda         ou 011 98636-0988 - Psicóloga Hellen

%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png
%C3%83%C2%ADcone_do_whatsapp_edited.png